terça-feira, 19 de novembro de 2013

# Lições dos bastardos aos bastardos: COM-DIÇÃO

Não lutar contra os monstros, sim descobrir seus mecanismos e desarmá-los pela atenção e presença, reduzindo-os à condição de conhecidos.

MONSTRO – MONSTRARE
         O amor na real, é algo tão feio que nós nos extinguiríamos se nele nos víssemos de frente.

Pra seguir:
- acusar esse desprezo e nele examiná-lo à vontade em diversos esboços.

- desenhar, pois, a união anatômica dos corpos e dos objetos em volta denunciam os cortes pavorosos do amor pleno. Só assim suportará e trabalhará nesse peso.

- renomear e denominar seu meio e após esse feito, fazer o que quiser passando à vontade do conhecimento à vida, fazendo tudo onde se sabe o que faz.
(a elegância superior está em não querer : MAGNANIMO: ouvir a voz de si tapando os ouvidos pra seguir: Tu és Ulisses) >>>ver Cânticos de Cecília Meireles e agradecer a tudo.

- ultrapassar a arte até onde a vida aparece: encarará como uma operação do ato de respirar e de viver.
construirá objetos carregados de resíduos e memórias.   

- ignorar a autoridade: em matéria de conhecimento confiará apenas na natureza e em seu juízo.

- a ação e a vida são tornadas exercícios no desinteresse de entender – (Clarice: viver supera todo entendimento) – desenvolvendo não um poder intelectual que é a relação entre coisas desligadas, mas sim o Homem de Espírito: encontraras e permanecerás na atitude central onde será (por que É) possível agir, criar e se emancipar. Lerás como se consultasse aos mortos e eles lhe ditassem numa necromancia.

-falará em línguas, glossolalias, flertará ETERnaMente com o feminino da divindade e conceberá sua língua própria, um meio de traduzi-la e comunicá-la quando necessário.

- não há revelação nem abismo, sem dúvida, redesenhar os abutres que lhe tocaram os lábios no berço da infância te levará ao rosto da Criança: encontrará um símbolo de sua sorte: saberá dizê-la.
(Abutre: um símbolo de fertilidade  – todos os abutres são fêmeas fecundadas pelo vento)


- nunca irá amadurecer completamente como se todos os seus lugares houvessem sido previamente ocupados. O espírito de investigação que lhe toma incondicionalmente será um meio de escapar à vida. Irá ignorar a existência romântica de seu coração usando ele somente como bússola, pois nada suprirá esse vazio – ele é seu assim como é comum a todos, uns aceitam e trabalham, outros não. Permanecerá até o fim fiel a sua infância.

Nenhum comentário:

Postar um comentário